27 de março de 2012

Força Aérea participa no INSTREX 12

Decorreu de 14 a 23 de março, em águas nacionais, o exercício INSTREX 12 organizado pela Marinha Portuguesa e que contou com a participação das Esquadras 201 “FALCÕES”, 301 “JAGUARES” e 601 “LOBOS” da Força Aérea Portuguesa.

Para além das aeronaves F-16 que têm participado em edições anteriores, pela primeira vez este ano o INSTREX pôde contar com o emprego de um dos mais recentes sistemas de armas da Força Aérea em missões conjuntas de luta anti-submarina: o P-3C CUP +.

Durante quatro dias, nas águas da costa oeste de Portugal Continental, as aeronaves F-16 e P-3C CUP + trabalharam em conjunto com diversos navios e submarinos na execução de missões de guerra de superfície, proteção às forças navais e luta anti-submarina.

Estas missões permitiram o treino e proficiência das tripulações, bem como, no caso do P-3C CUP + e naquele tipo de operação específica, o explorar das potencialidades dos diversos sensores que o equipam e que fazem dele a única aeronave da Força Aérea capaz de prestar apoio à operação de uma força naval em todas as suas vertentes, incluindo busca e salvamento.

Proporcionando uma oportunidade de treino ímpar para os meios envolvidos, o INSTREX 12 teve como objetivos alcançar um elevado nível de prontidão das forças nacionais, capacitando-as para uma eventual participação em forças multinacionais, nomeadamente no que diz respeito, face aos novos cenários internacionais, à manutenção da segurança marítima. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.