22 de março de 2012

Marinha de Guerra Portuguesa - Exercício INSTREX 12

A Marinha realiza, entre 14 e 23 de março um exercício naval com o nome de código “INSTREX 12”. Este é composto por uma fase de treino de porto, que decorreu entre os dias 14 e 16, e uma fase de mar na costa oeste de Portugal Continental que teve início no dia 18.

O INSTREX 12 é um exercício para preparação das forças atribuídas ao Comando Naval e decorre de forma seriada nas áreas oceânicas contíguas ao Continente. O seu objetivo é proporcionar treino às unidades participantes por forma a manter e melhorar os padrões de prontidão operacional estabelecidos, habilitando-as para o cumprimento das missões específicas e para a sua integração em forças navais. Este exercício visa também exercitar as capacidades da força-tarefa portuguesa e estado-maior embarcado em operações navais, com ênfase na condução de operações de segurança marítima.

Sob o comando do Vice-Almirante Monteiro Montenegro (Comandante Naval), participam neste exercício onze navios de superfície, dois submarinos (um português e um espanhol), dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, forças de mergulhadores e fuzileiros embarcadas, a rede de comando e controlo do Comando Naval, onde se inserem o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e o Centro de Comunicações Dados e Cifra da Marinha (CCDM), e também o comando e estado-maior da força-tarefa portuguesa, envolvendo um total de cerca de 1200 militares.(Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.