30 de março de 2012

Esquadra 601 no patrulhamento do Mediterrâneo

Realizou-se no passado dia 28 de março a primeira missão do P-3C Cup + em cooperação com o E-3A AWACS da componente NAEW (Airborne Early Warning and Control Force), no âmbito da NATO – Operação Active Endeavour.

Numa área atribuída de cerca de 167.420 Km2, foram investigados dezenas de navios pelo P-3 Cup +, pertencente à Esquadra 601 “LOBOS”, contribuindo assim para a clarificação do panorama de superfície compilado pelo E-3A AWACS no Mediterrâneo.

A primeira missão efectuada pela Esquadra nesta operação data de 9 de Abril de 2003 e, com a realização desta missão, os LOBOS totalizaram 247 missões, atingindo a notável marca de 1500 horas voadas ao serviço da NATO no patrulhamento do Mediterrâneo.

A Operação da NATO Active Endeavour foi implementada no ano de 2001 pelo Conselho do Atlântico Norte para combater o terrorismo internacional na área do Mediterrâneo. Esta operação tem incidido a sua ação no controlo das principais rotas comerciais, com o objectivo de prevenir atentados terroristas em ambiente marítimo. Tem ainda, como finalidade, apoiar a denominada Proliferation Security Initiative, que visa a interrupção das transferências ilícitas de materiais e pessoas, componentes e tecnologias passíveis de serem utilizados na produção e desenvolvimento de armas de destruição em massa, bem como eventuais sistemas de lançamento a elas associados. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.