13 de abril de 2012

GNR - Partida do 3º Contingente para o Afeganistão

Partiram para o Afeganistão, às 22:00 horas do dia 10, do aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, o 3º Contingente Guarda Nacional Republicana que integrará o contingente militar nacional naquele país.

Os militares (dois oficiais, 12 sargentos e um guarda), que asseguram a participação da GNR numa missão da NATO, serão destacados para Wardak, a 75 quilómetros de Cabul. Ao início da tarde do mesmo dia, presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republica, tenente-general Newton Parreira, realizou-se, no comando da Unidade de Intervenção, a cerimónia de entrega da carta da missão e dos diplomas de aprontamento a estes militares, O contingente da GNR integra um corpo de 89 formadores que inclui efetivos da República Checa, da Gendarmerie Romena e da Gendarmerie Nationele Francesa, e que, sob coordenação funcional da EUROGENDFOR, tem como missão a monitorização e a assessoria do funcionamento do Centro de Treino da Polícia Nacional Afegã, localizado em Wardak, província da região centro-leste do país. O aprontamento decorreu ao longo de nove semanas e visou habilitar os militares com o treino e as competências distintivas inerentes ao cumprimento de uma missão de reconhecida sensibilidade e risco, tendo contado, a par da componente de treino, com a participação de palestrantes de diversas proveniências (Ministério dos Negócios Estrangeiros, Exército, Força Aérea, Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Mesquita de Lisboa).

A missão, iniciada em março de 2011, decorre dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado português e tem a duração de seis meses, prorrogável por igual período desde que se verifiquem as condições que lhe deram origem, conforme decorre da Resolução 13/2011 do Conselho de Ministros, de 27 de janeiro. Na sua alocução, o tenente-general Newton Parreira reiterou a sua confiança nas competências dos militares selecionados e no seu espírito de missão, exortando-os a honrarem as tradições da Guarda e a fazerem uso da tradicional apetência para promoverem um relacionamento baseado na cordialidade, no respeito pelas diferenças e na sã camaradagem, fatores essenciais a uma coabitação limitada, em permanência, pelo perímetro do aquartelamento em Wardak. (GNR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.