25 de abril de 2012

Portugal integra STRIKFORNATO

Decorreu ontem, dia 24 abril de 2012, no Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE) a cerimónia de integração de Portugal na Naval Striking and Support Forces NATO (STRIKFORNATO).Esta cerimónia foi presidida pelo General Manfred Lange, SHAPE Chief of Staff (COS), e consistiu na assinatura dos documentos legais que permitem alterar o Memorandum of Understanding, acrescentando Portugal aos 10 países que já dele fazem parte. O General Lange começou por agradecer a presença de todos os signatários e convidados, relevando posteriormente o significado do ato como sendo uma das primeiras pedras no caminho definido e aprovado o ano passado em Junho para a reforma das estruturas da NATO.

Após a assinatura o Contra-Almirante Russell Harding, GBR N, Deputy Commander da STRIKFORNATO, referiu que o processo embora complexo e não isento de dificuldades tinha chegado a bom termo fruto não só pela boa vontade permanentemente demonstrada por todos os envolvidos bem como pela celeridade colocada no processo.De seguida o Portuguese National Military Representative no SHAPE e signatário do documento, MGen Revez, referiu que este momento era apenas um passo natural para uma nação como Portugal, com uma longa história de ligação ao mar e com uma velha tradição naval. Mencionou ainda que a presença do Representante permanente de Portugal no Conselho do Atlântico Norte, Embaixador João Mira Gomes, era indiciador da importância que o nosso país atribuia ao acto.

A STRIKFORNATO é o Rapidly Deployable Battlestaff Naval da NAT, e a porta de entrada para as forças navais americanas nas operações NATO, capaz de providenciar à Aliança uma capacidade de comando e controlo escalável para um vasto conjunto de tarefas de segurança fundamentais para a NATO. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.