18 de maio de 2012

Marinha Portuguesa recebe Medalha de Ouro da Cidade de Almada

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, entrega, no próximo dia 19 de maio de 2012, a Medalha de Ouro da Cidade de Almada à Marinha Portuguesa, representada pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

A entrega vai realizar-se no Teatro Municipal de Almada, após o intervalo do Concerto Oficial da Banda da Armada, com início às 22h, a propósito das celebrações do Dia da Marinha, que este ano decorrem em Almada.

A decisão desta distinção foi tomada, por unanimidade, no passado dia 9 de maio, em reunião extraordinária de Câmara, «considerando que a Marinha portuguesa constitui um dos pilares essenciais da defesa e garantia da soberania e independência nacionais, assumindo por esse facto um papel institucional de extraordinária relevância e importância no nosso país».

Segundo a deliberação tomada pelo executivo municipal, tem sido relevante «a importância e a dimensão que a cooperação institucional ativa entre o Município de Almada e a Marinha portuguesa vem representando para a vida local para o desenvolvimento do Concelho, nas múltiplas áreas de atividade e intervenção objeto de intercâmbio de experiências, conhecimentos e saberes».

A Medalha de Ouro da Cidade de Almada é atribuída a pessoas individuais ou coletivas, que se hajam destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município ou aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à história do Município de Almada.

Marinha no concelho de Almada
A presença da Marinha no concelho de Almada traduz-se na existência de vários organismos na freguesia do Laranjeiro, entre os quais a Base Naval de Lisboa, a Base de Fuzileiros, a Escola de Tecnologias Navais e a Escola Naval. Também ali funciona o Arsenal do Alfeite, estaleiro naval desde sempre ligado à Marinha.

Fruto de uma estreita cooperação institucional com o Município Almadense, em Cacilhas está a consolidar-se um importante polo cultural ligado à Marinha Portuguesa, com o farol de Cacilhas e um núcleo museológico do Museu de Marinha que já inclui a Fragata D. Fernando II e Glória e, futuramente, o submarino Barracuda.

Na sequência desta cooperação, o concelho de Almada recebe este ano as celebrações nacionais do Dia da Marinha, entre 12 e 20 de maio. Atividades radicais, visitas a navios, batismos de mar e concertos musicais são algumas das iniciativas que decorrem neste período, culminando com a cerimónia militar e a demonstração de capacidades, na manhã do dia 20, em Cacilhas. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.