12 de junho de 2012

Chegada NRP Corte-Real a Lisboa

No passado dia 9 de junho, regressou à Base Naval de Lisboa, o NRP Corte-Real que, após ter largado em 12 de Março, integrou no período de 26 de Março a 21 de Maio a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), na Operação Atalanta.

A participação da fragata Corte-Real nesta missão teve a duração de 90 dias, dos quais 57 foram em patrulha na área de operações, com uma taxa de navegação de cerca de 77%. bordo o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

O resultado desta missão foi positivo, sendo de salientar que durante o período em que o NRP Corte-Real esteve integrado na Força Naval da União Europeia, foram realizadas pela primeira vez ações de disrupção de campos pirata em terra, na costa da Somália, permitindo eliminar as bases logísticas de apoio aos grupos de piratas.

A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 homens e mulheres a bordo, incluindo um destacamento de helicóptero e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.