20 de julho de 2012

Museu de Marinha abre exposição fotográfica sobre a Sagres

O Navio-Escola Sagres está em destaque este fim-de-semana pela participação na regata Tall Ships mas também porque a partir de sábado, dia 21 de julho, estará patente no Museu de Marinha uma exposição fotográfica que tem por base momentos captados a bordo por três fotógrafos, Joaquim Magalhães de Castro, Roberto Santadreu e Guta de Carvalho.

A "Rota dos Mares", assim se intitula a exposição, permite acompanhar a visão de três profissionais da fotografia que viveram momentos a bordo, Joaquim Magalhães de Castro e Roberto Santadreu testemunharam diferentes etapas da mais recente volta ao mundo realizada pela Sagres em 2010. Guta de Carvalho tem registado o Navio-Escola da Marinha Portuguesa nos últimos 25 anos, como o próprio refere "pode parecer uma fixação. Mas não me canso de fotografar a Sagres. Porque todos os dias há uma nova abordagem, uma nova história para contar e um contínuo e renovado espírito de sã camaradagem."
A Sagres entrou na vida de Joaquim Magalhães de Castro mais recentemente porém a intensidade com que fala da experiência a bordo do Navio é a mesma. Referindo que "entrei na Sagres como um desconhecido e saí como um membro da família firme, leal e solidária".
Roberto Santadreu explica ter fotografado com uma perspetiva intimista até para se "situar e compreender os tempos heróicos da navegação portuguesa. Os Lusíadas, presentes a bordo ajudaram-me nesse propósito".


A exposição "Rota dos Mares" insere-se nas comemorações dos 50 anos do Navio-Escola Sagres ao serviço de Portugal e estará patente ao público até ao dia 02 de setembro de 2012 no Museu de Marinha. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.