6 de julho de 2012

Navio escola Sagres - Viagem de Instrução 2012

Com largada a 7 de julho e chegada a 7 de agosto, a Sagres realiza em 2012 a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval, num ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962).

Nesta missão, há a realçar os seguintes marcos:

• Participação no projeto “Heróis Olímpicos”, que vai marcar a partida dos atletas nacionais para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Lisboa, 8 de julho);
• Visita ao porto do Funchal entre 12 e 14 de julho, com o navio a embarcar SEXA o Representante da República na Região Autónoma da Madeira e outras altas entidades, bem como 30 jovens madeirenses, na manhã de 12 de julho, entre Machico e o Funchal;
• Visita ao porto de Lisboa entre 19 e 22 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012, com o navio a participar no desfile naval de grandes veleiros ao longo do rio Tejo, no dia 22 de julho.
• Regata entre Lisboa e Cádis, no âmbito da Tall Ships Race 2012 (22 a 26 de julho).
• Visita ao porto de Cádis entre 26 e 29 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012.
• Visita ao porto de Leixões entre 3 e 6 de agosto.

Em todos os portos de escala (Funchal, Lisboa, Cádis e Leixões), o navio abrirá a visitas, esperando-se vários milhares de visitantes que terão a oportunidade de visitar um dos mais belos grandes veleiros do mundo. O N.R.P. Sagres possui 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, tendo sido construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega, portanto, há 75 anos, 50 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa a Marinha e o País no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

Nesta missão, está ainda previsto ocorrer a apresentação de alguns produtos comemorativos do cinquentenário da Sagres com bandeira portuguesa e que resultam de parcerias da Marinha Portuguesa com várias instituições públicas e privadas.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 46 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai. (M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.