31 de julho de 2012

Participação do PITVANT no exercício Rapid Environmental Picture 2012



A Força Aérea Portuguesa (FAP), através da Academia da Força Aérea (AFA), participou no exercício "Rapid Environmental Picture 2012" (REP12), organizado pela Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), utilizando veículos aéreos não-tripulados (UAV), desenvolvidos no âmbito do PITVANT - Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados, da AFA e FEUP.

O REP12 teve em vista a avaliação, em ambiente real, das novas capacidades proporcionadas pelos veículos autónomos - submarinos, de superfície e aéreos - bem como das tecnologias que lhe estão associadas, no âmbito de operações aeronavais.

O REP12 decorreu nas semanas de 9 a 13 de julho e de 16 a 20 de julho e desenrolou-se em dois cenários distintos, nomeadamente: ao largo de Tróia e ao largo de Sesimbra, em que tiveram lugar operações com veículos autónomos, quer submarinos quer de superfície, e ao largo de Santa-Cruz, em que tiveram lugar operações com UAV.

Os voos efetuados pela equipa PITVANT, neste exercício, constituem um passo significativo no sentido de se estudar a viabilidade relativamente à integração de sistemas UAV no dispositivo da FAP, que executa missões de Busca e Salvamento e de Vigilância Marítima e, simultaneamente, dar satisfação aos compromissos assumidos pela Força Aérea no âmbito do projeto PERSEUS - Protection of European borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance, financiado pelo 7º Programa Quadro Comunitário de Apoio (FP7). (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.