7 de julho de 2012

Vila Nova de Poiares e a Força Aérea vão prestar homenagem aos oito pilotos aviadores que há 57 anos perderam a vida na Serra do Carvalho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Força Aérea Portuguesa (FAP) vão, no próximo dia 08 (domingo), prestar mais uma homenagem aos oito pilotos aviadores que há 57 anos perderam a vida na Serra do Carvalho.

As cerimónias terão início às 11h00, no local do trágico acidente, com a celebração de uma missa campal de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea, após a qual serão depositadas algumas coroas de flores no monumento, altura em que ocorrerá uma passagem de aeronaves da Força Aérea.

Com a iniciativa pretende-se manter viva a memória histórica do acidente ocorrido na Serra do Carvalho, considerado o mais trágico da Força Aérea Portuguesa e também o maior do género a nível mundial.

O acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação, quando oito dos 12 aviões que compunham a formação comandada pelo capitão Rangel Lima chocaram em plena Serra do Carvalho.

Para reforçar o simbolismo do local a autarquia construiu uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi erigido um cruzeiro ao cimo da povoação.

Este simbolismo foi reforçado no ano em que se assinalaram os 50 anos do acidente, com a inauguração do monumento “Voo dos Anjos”, numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares, constituído por oito colunas encimadas por ‘asas’, representando cada um dos aviadores que pereceram no trágico acidente. (c.p)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.