24 de agosto de 2012

Operação Aeneas 2012

A Força Aérea Portuguesa encontra-se a realizar, no âmbito da colaboração com a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), a "Operação Aeneas 2012".

O destacamento sedeado em Itália, está integrado nas diversas operações em curso da Agência FRONTEX e tem como missão a promoção e coordenação da administração e vigilância comum das fronteiras europeias, em consonância com o conceito de gestão integrada das capacidades policiais, militares e aduaneiras dos países membros.

O objectivo das missões do destacamento nacional é a monitorização das rotas marítimas mais utilizadas pelos agentes de crime organizado, com a finalidade de identificar e reportar ações de facilitação de imigração ilegal e de outra qualquer actividade marítima ilícita com destino ao território da União Europeia. Estas, têm sido executadas ao largo da Sicília e da Calábria, no Sul de Itália, e prevê-se que venham a ocorrer junto da costa Sul de Espanha durante o mês de Setembro.

A missão é composta por um C-295M, tripulações, equipas de manutenção, de planeamento e controlo, num total de 17 militares, de forma a garantir a sua execução autónoma, no intuito de partilhar informação essencial tanto com o comando internacional das operações FRONTEX, bem como com as autoridades fiscais e aduaneiras dos respetivos países.

A participação da Força Aérea concretizou a vigilância contínua de uma área próxima dos 3 600 000 km2. Esta área total monitorizada foi resultado das 47 missões efectuadas até à data, correspondendo aproximadamente a 39 vezes à superfície de Portugal continental. Neste sentido, foram processados e investigados mais de 5200 navios e embarcações. Durante as seis semanas de operação, este destacamento apresenta como resultado a contribuição directa para a interceção de 8 navios relacionados com o trânsito ilegal de imigrantes e estupefacientes vindos para a União Europeia, permitindo a identificação de mais de 250 imigrantes clandestinos e a apreensão de cerca de 200 kg de haxixe.

No ano de 2011, a Força Aérea participou igualmente neste esforço europeu através da projeção deste mesmo meio aéreo para as operações da agência FRONTEX. O avião C-295M é uma aeronave militar multi-missão, operada desde 2009 pela Esquadra 502 "Elefantes" sediada na Base Aérea Nº6, no Montijo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.