4 de setembro de 2012

1º Batalhão de Infantaria terminou o seu quinto mês de missão

O 1º Batalhão de Infantaria (1BI), da Brigada de Intervenção (BrigInt), Força Nacional Destacada (FND) no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, terminou o seu quinto mês de missão.

Caminhando para o último mês de missão no TO, as atividades do 1BI na KTM que no 5º mês tiveram em destaque foram, na componente operacional, a continuação da operação MITRO II a norte de MITROVICA, na componente do treino, as atividades inseridas no processo de transferência do contingente Húngaro da KTM, no Moral e Bem-estar, as atividades realizadas no exterior, na componente protocolar, a cerimónia Medal Parade da KTM, e na componente apoio, os trabalhos de manutenção em que se destaca a colocação de telhados nas infraestruturas do campo.

Os patrulhamentos que a KTM tem efetuado no Norte de MITROVICA marcaram a atividade operacional durante este último mês, através dos quais a KTM tem vindo a contribuir para um ambiente seguro e estável naquela região, em especial nas áreas multiétnicas. Neste mês, fruto da sua missão enquanto Reserva da KFOR, a KTM viu o seu Notice-to-Move (NTM) ser reduzido com o objetivo de garantir as condições necessárias de segurança para a rotação do Multi National Battle Group East (MNBG-E), como também esteve envolvida na Operação EDN durante as audiências no tribunal de MITROVICA, onde a Companhia de Manobra Portuguesa manteve um NTM de 15 min, e o Modulo de Apoio foi projetado para a área a fim de manter o Comando da força informado.

No treino operacional, destaque para o apoio prestado durante a rotação do contingente Húngaro da KTM no período de 02 a 26 de Agosto, nomeadamente, nos preparativos para o exercício da Full Operational Capability da CCoy, com especial destaque para as técnicas e procedimentos ao nível do Crowd Riot Control (CRC), e na execução das demonstrações estática e dinâmica. No cumprimento do seu plano de treino específico, foi realizada pelo Módulo de Apoio uma marcha em alta montanha na região de PEC, KOSOVO, perfazendo um total de 41 Kms e colocando à prova os seus conhecimentos técnicos, entre outros valores, tais como, o espírito de corpo e de sacrifício. Ainda na componente de treino, no âmbito da cooperação, foi ministrada a última sessão de formação à KSF.

As atividades protocoladas tiveram em especial destaque durante o decorrer do 5º mês de missão. Neste período, foi realizada a cerimónia Medal Parade, na qual foram impostas aos militares do 1BI as medalhas NATO, pelo reconhecimento pelo serviço desempenhado no KOSOVO. Para materializar o reconhecimento ao contingente Húngaro que regressava a casa, foram ainda entregues em parada, alguns diplomas de reconhecimento aos militares Húngaros que mais se destacaram. Foi igualmente assinalado o Dia da Infantaria. No mesmo período foi recebida ainda uma delegação da equipa de missão do Comando da Logística.

O mês de Agosto foi igualmente um mês de intensa atividade na componente de Moral e Bem-estar, desta feita viradas para o exterior. No âmbito das atividades de cariz religioso, LETNICA, no sul do KOSOVO, acolheu uma delegação de militares do 1BI, cumprindo a anual peregrinação ao seu santuário católico.

No âmbito da componente apoio, as tarefas têm vindo a ser desempenhadas de uma forma notável em apoio a todas as atividades do Batalhão. Neste mês, deu-se continuidade à manutenção no aquartelamento, nomeadamente nos arruamentos, sendo dada como terminada a pavimentação do arruamento de acesso ao PC da KTM. Em complemento dos trabalhos de colocação de coberturas em todas as infraestruturas do campo, que se encontram ainda a decorrer, foram construídas pela ACoy coberturas para as arrecadações da ACoy e do Módulo de Apoio.

Com o decorrer do último mês em TO, as atividades desenvolvidas até aqui espelham para já, o espírito de bem servir dos militares do 1BI, e anunciam um desempenho final de missão bem preenchido e gratificante, longe do pedaço de terra que nos une e nos faz andar. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.