18 de setembro de 2012

«AS FORÇAS NACIONAIS DESTACADAS SÃO IMPORTANTÍSSIMAS PARA A DEFESA NACIONAL»

«As Forças Nacionais Destacadas são importantíssimas para a defesa nacional, para o apoio à política externa de Portugal, para a nossa relação nas alianças de segurança em que nos encontramos e com os compromissos que assumimos», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, em entrevista ao jornal I.

Reconhecendo que é preciso «fazer uma boa definição das nossas prioridades», Aguiar-Branco considera que o trabalho conduzido pelos militares no exterior, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos, evita as «ameaças que possam acontecer no futuro»:

«Quando estamos na NATO a combater o terrorismo, ou [no âmbito] da União Europeia, no Índico a combater a pirataria, ou (…) das Nações Unidas em ações humanitárias, estamos fora das fronteiras de Portugal a defender Portugal», referiu a Ministro da Defesa Nacional, relembrando, contudo, que o orçamento para estas missões já foi reduzido em «cerca de 30 %».

«Nós gastávamos 75 milhões de euros em 2011 e estamos a gastar 50 milhões de euros em 2012. É uma redução significativa», afirmou Aguiar-Branco, acrescentando que «é uma matéria de soberania e defesa nacional que tem os seus limites, abaixo dos quais não são exercidos». (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.