16 de setembro de 2012

Interoperabilidade entre a Rede Rádio SIRESP (Portugal) e Rede Rádio SIRDEE (Espanha)

A Guarda Nacional Republicana desenvolveu um sistema que permitirá estabelecer comunicações rádio, principalmente entre o Comando Territorial da Guarda e a Comandância de Salamanca da Guarda Civil espanhola.

Este sistema desenvolvido nas Oficinas da Companhia de Transmissões, Informática e Eletrónica da GNR, e que foi instalado no Destacamento Territorial de Vilar Formoso em junho deste ano, vem colmatar as necessidades operacionais ao longo da fronteira entre os dois países que antes se faziam através de repetidores analógicos partilhados pelas duas forças de segurança (GNR e Guarda Civil).

As antigas ligações foram gradualmente abandonadas por não garantirem a segurança das comunicações e, também, por terem sido implementadas novas redes digitais: a rede SIRESP (Sistema de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e a rede SIRDEE (Sistema de Radiocomunicaciones Digitales de Emergencia del Estado).

Com a implementação deste sistema pretende-se melhorar a ação de coordenação entre as forças policiais dos dois países, principalmente junto à fronteira, dando assim cumprimento ao que foi acordado entre Portugal e Espanha.

O sistema permite que qualquer terminal da rede rádio SIRESP (GNR ou outra entidade) que esteja autorizado a comunicar no Grupo de Conversação definido pela GNR, o possa fazer de forma direta para o Grupo de Conversação que a Guarda Civil definiu.

Possibilita, ainda, o estabelecimento de uma comunicação telefónica de uma qualquer operadora da rede pública, a segurança das comunicações rádio por estas estarem encriptadas e a sobrevivência em caso de falha de energia da rede elétrica. Prevê-se que no futuro novas ligações possam vir a ser estabelecidas entre as duas redes ao longo da fronteira e ainda com os conhecimentos adquiridos possam outras redes rádio na Europa ser interligadas.(GNR)

1 comentário:

  1. Pena é, os subsídios de férias e de natal, que esta PPP vai levar a alguns Portugueses.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.