24 de setembro de 2012

Submarino Arpão na NATO

Chegou hoje, sábado, 22 de setembro, à cidade francesa de Toulon o submarino Arpão. Este submarino português, o 2º da classe Tridente, saiu de Lisboa no passado dia 28 de agosto para integrar, no mediterrâneo central, a 2ª força naval permanente da NATO designada por "Standing Maritime Group 2" (SNMG2).


A missão atribuída a esta força naval permanente e ao submarino Arpão em particular, consistiu em efetuar a patrulha discreta de áreas sensíveis do mediterrâneo e marcar a presença da Aliança Atlântica no combate ao terrorismo e a todas as atividades que, neste vasto espaço marítimo, podem de qualquer forma contribuir para o seu desenvolvimento. Esta patrulha inseriu-se no âmbito da Operação "Active Endeavour", a única operação atualmente em curso com base no artigo 5º da Aliança. O submarino Arpão cumpriu, nesta 1ª fase, 26 dos 71 dias de missão até ao início de novembro, altura em que regressa a Lisboa. A força naval onde se integra é ainda constituída por uma fragata alemã, uma italiana e uma turca.

A força larga de Toulon no próximo dia 26, data em que se inicia o maior exercício aeronaval da NATO na região conducente à certificação das "NATO Response Forces" (NRF), contando com mais de 40 navios e aeronaves de diversos países da Europa, Estados Unidos e Canadá. Neste exercício participam ainda os submarinos, italiano Scire e o francês Emeraude de propulsão nuclear. O submarino Arpão é uma das mais modernas unidades navais que se encontra atualmente no mediterrâneo, e é comando pelo Capitão-Tenente Baptista Pereira e conta com 33 submarinistas na sua guarnição . (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.