8 de outubro de 2012

Base Aérea Nº5 condecorada no seu 53º Aniversário

A Base Aérea Nº5 (BA5) comemorou, no dia 4 de outubro, o seu 53º Aniversário, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, que contou com a presença de altas individualidades militares e representantes das autoridades civis da região.


A cerimónia iniciou-se com a apresentação das Forças em Parada, a qual se seguiu a Integração do Estandarte Nacional na Formatura. O Comandante da Unidade, Coronel Paulo Mateus, proferiu uma alocução, seguida da Rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade. Foi prestada uma Homenagem aos Mortos e a Imposição de Condecorações, das quais se destaca a imposição da Ordem Militar de Cristo à Base Aérea Nº5, por destacados serviços prestados ao país no exercício das funções de soberania. A cerimónia prosseguiu com a entrega de Pergaminhos Comemorativos aos Funcionários Civis, pelos 25 anos de serviço na Força Aérea, e encerrou com o desfile das Forças em Parada.

A BA5 assume um papel fundamental no complexo contexto geoestratégico e geopolítico da atualidade. É aqui que estão sediadas as Esquadras de Voo que operam o F-16, às quais está atribuída uma importante missão. Para cumprir essa missão em território nacional, bem como para responder às crescentes exigências das missões NATO, a BA5 implementou diversos projetos e processos relacionados com a manutenção e operacionalidade dos caças F-16, que lhe concederam o estatuto de única instituição a nível mundial certificada para efetuar a atualização da plataforma F-16 (Mid Life Update).

Em poucos anos a BA5 alcançou resultados notáveis nesta área, através da implementação de processos e metodologias de trabalho, como sejam as Técnicas Lean, que permitiram maximizar, rentabilizar processos de trabalho, reduzir custos de manutenção e, consequentemente, melhorar e otimizar a geração de saídas destas aeronaves.

Os resultados alcançados pelo efetivo da Força Aérea reflete-se no sucesso das missões efetuadas e, mais recentemente, na missão Iceland Air Policing 2012, executada por caças F-16, apoiados por operacionais das áreas da manutenção, logística e comunicações. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.