8 de outubro de 2012

Força Aérea Portuguesa "Em prol da salvaguarda da vida humana"

No âmbito das missões que lhe estão atribuídas, incumbe à Força Aérea Portuguesa colaborar em tarefas relacionadas com satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações. Inserido nesta missão, está o transporte de órgãos humanos para transplante.

Sempre que solicitada, a Força Aérea emprega os meios mais adequados para responder às necessidades do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação, entidade responsável por este processo.

Por norma a aeronave acionada é o FALCON 50, que assume uma grande importância nos percursos de longa distância pela sua rapidez, estabilidade e capacidade de reconfiguração para transporte de profissionais de saúde e respectivos equipamentos.

Face à urgência dos pedidos, e uma vez que os órgãos têm um tempo de vida útil diferente fora do corpo humano, também são empenhados, para uma rápida intervenção neste processo e muitas vezes em simultâneo, o C-295M, o P-3C, ou mesmo o EH-101 MERLIN.

No primeiro semestre de 2012 a Força Aérea já efetuou 18 missões de transporte de órgãos, perfazendo no total 36H15 de voo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.