25 de outubro de 2012

Parque arbóreo da Escola de Fuzileiros

Teve lugar no dia 25 de julho a visita do Chefe do Estado-Maior da Armada Almirante Saldanha Lopes para acompanhamento, de perto, dos trabalhos em curso de limpeza e renovação do parque arbóreo da Escola de Fuzileiros (EF). Esta atividade decorre desde o passado mês de abril, com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro, naquilo que – mais cedo ou mais tarde – era inevitável fazer-se quando existem centenas de árvores com dezenas de anos a mais que a Escola.


Para esta visita foram convidados o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que se fez acompanhar por responsáveis do seu executivo camarário, o Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho do Barreiro e pelos quadros superiores do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e do Sapal do Coina (CEA).

A visita iniciou-se com uma explanação sucinta, por parte do Comandante da Escola de Fuzileiros, dos objetivos pretendidos com a limpeza e renovação do coberto vegetal e da relevância da cooperação recebida pela Câmara Municipal do Barreiro, através dos técnicos do CEA, para que a gestão do espaço florestal se tornasse uma realidade, tecnicamente sustentada.

Na Escola de Fuzileiros, a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos prioritários a perseguir, conforme decorre do Despacho do Comandante da EF n.º 5/12 de 3 de fevereiro. A verificação de que, durante as intempéries anuais, a queda de árvores ou simples ramagens era cada vez mais frequente e que havia necessidade de criação de condições preventivas para a minimização da ocorrência de incêndios, originou a identificação desta área como uma das que carecia de intervenção urgente.
A situação existente punha inclusive risco para a integridade física dos que diariamente frequentam as áreas arborizadas da Escola de Fuzileiros.

Fruto da relação de grande proximidade existente com a Câmara Municipal do Barreiro, com o seu executivo camarário, designadamente o Vereador da Sustentabilidade Ambiental, Engenheiro Nuno Miguel Banza que com os técnicos do CEA desde logo se verificou a completa e pronta disponibilidade para ser realizado o trabalho de inventariação do coberto vegetal da EF pelo Engenheiro Nuno Cabrita e a subsequente obtenção dos recursos mecânicos, supervisão e acompanhamento dos trabalhos de desbaste e reflorestação pelo Engenheiro António Pinheiro.
Esta ação de proteção ambiental e física, no perímetro interno da Escola de Fuzileiros, foi realizada de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável, e visou, não só a inventariação do coberto vegetal existente, como medida primária de uma boa gestão do espaço e a identificação de problemas existentes no coberto vegetal. Pretendeu-se ainda o cumprimento das normas de segurança física de instalações militares e da guarnição que utiliza o espaço, uma vez que esta área possui diversos paióis, atualmente utilizados para armazenamento de materiais diversos, servindo ainda de apoio à formação de natureza prática a formandos de diversos cursos ministrados na Escola, incluindo civis, com especial incidência para os cursos de formação de fuzileiros e de comportamento organizacional (Liderança).
No abate de árvores teve-se presente que, existiam sobreiros ainda novos que estavam a ser impedidos de ter o seu desenvolvimento normal, devido à competição de árvores com muito maior porte, muitas delas já com problemas sanitários, nomeadamente pragas (Processionária e Nemátodo) e problemas ao nível de Necroses internas, além da existência e proliferação de espécies infestantes.

As espécies abatidas foram o Pinnus Pinea (Pinheiro Manso), o Pinnus Pinaster (Pinheiro Bravo), e o Eucalyptus Alba (Eucalipto Branco).

Estas espécies, por durante muitos anos não terem sido alvo de desbaste, representavam uma carga de combustível muito elevada, pondo em causa a segurança das instalações por risco de incêndio. O trabalho de desbaste que foi efetuado, para além de salvaguardar as situações atrás descritas, pretendeu respeitar compassos entre árvores, que permitam a futura entrada de máquinas, de forma a fazer as operações de limpeza do solo necessárias, de acordo com as normas contemporâneas em vigor.

Assim, complementando os milhares de espécimenes que ficaram da limpeza efetuada, está prevista uma ação de reflorestação a ter lugar no último trimestre do corrente ano, em que se privilegiará a espécie Querqus Suber (Sobreiro) que, para além de ser uma espécie longeva, é uma espécie interessante do ponto de vista económico e patrimonial.

Para atingir esse desiderato, serão adquiridas cerca de 2.000 plantas de Sobreiro, a serem plantadas com o envolvimento da guarnição da Escola de Fuzileiros, dentro do espírito “um Fuzileiro, uma vida, uma árvore”.

Após a apresentação seguiu-se a visita às áreas intervencionadas do parque arbóreo e área da carreira de tiro de Marinha, encerrando-se a visita com um almoço volante, na Messe de Oficiais.
Para encerrar a visita, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro ofertou à Escola de Fuzileiros, nada mais nada menos que … uma árvore: Uma “Olea europaea”, a tradicional, típica e milenar, por nós simplesmente conhecida como Oliveira! Procurando através desta planta simbolizar a projeção no futuro da relação existente com os Fuzileiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.