12 de outubro de 2012

Último reforço para a Esquadra 601 "Lobos"

No dia 10 de outubro, aterrou, na Base Aérea Nº11, em Beja, o último P-3C CUP +.

A chegada desta aeronave representa o término do processo de modernização dos cinco P-3C adquiridos à Real Marinha Holandesa no ano de 2006, para substituição da plataforma P-3P.

O programa de modernização iniciou-se em 2007 com a assinatura do contrato com a Lockheed Martin, tendo a sua execução sido conduzida pelo Grupo de Trabalho P-3C CUP+. A sua intervenção nos trabalhos de especificação, desenvolvimento em laboratório, produção e testes, tanto na componente técnica como operacional, permitiu atingir uma configuração que responde às necessidades nacionais, e compromissos internacionais, no âmbito da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A plataforma P-3C CUP+, dotada com sensores modernos e um sistema de missão integrado, permite a realização de um largo espectro de missões em ambiente marítimo, que vão desde o patrulhamento à busca e salvamento, passando pela ISR (Intelligence, Surveillance and Reconaissance). Das operações efetuadas por esta aeronave destacam-se a Operação OCEAN SHIELD da NATO, a recente Operação "Manatim" e a NATO - OAE (Operação Ative Endeavour), ainda em curso.

Com a chegada do quinto e último P-3C CUP +, os "Lobos" veem agora completa a frota que lhe está confiada para continuar a cumprir a missão "sobre a terra e sobre o mar". (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.