23 de novembro de 2012

«A SOCIEDADE É MAIS QUE A SOCIEDADE CIVIL. É TAMBÉM A SOCIEDADE MILITAR»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que «a sociedade é mais que a sociedade civil. É também a sociedade militar», a propósito do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) enquanto «casa de investigação e de estudo».
Durante a sua intervenção na abertura do ano letivo no IESM, Aguiar-Branco desafiou este estabelecimento a refletir, a estudar e a preparar contributos para as funções do Estado, na sua vertente da Defesa Nacional. «Sobre este assunto, ou falam os responsáveis pela Defesa Nacional ou alguém falará por eles», frisou o Ministro.
Aguiar-Branco destacou também o papel do IESM enquanto «referência na investigação que proporciona, no estudo que ministra e na formação que presta, não só de técnicas ou de tácticas que conduzem a ação humana mas também do carácter de quem por elas é responsável».
«Aqui formam-se cidadãos, mulheres e homens, com o sentido de serviço, de coesão, de rigor e de disciplina determinantes ao bom cumprimento da missão», afirmou o Ministro, acrescentando que «também se cuida da dedicação à causa pública, conduzido pelo superior interesse nacional que é a expressão máxima do sentimento patriótico».
«É a afirmação integrada dos diversos valores, individuais e colectivos, a que devem respeito as pessoas e as sociedades, para a existência de um genuíno bem-estar, que distingue o ensino militar de todos os outros», referiu ainda.
Sobre o Orçamento de Estado para 2013, Aguiar-Branco afirmou que se trata de «um dos mais difíceis da história da nossa democracia», mas que «considera e respeita a especificidade da condição militar».
Reiterando o que afirmou há um ano, «se havia Instituição capaz de responder às restrições orçamentais, sem perda de operacionalidade para o cumprimento das missões essenciais que justificam a sua existência, essa instituição seria as Forças Armadas». (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.