1 de novembro de 2012

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO NO KOSOVO

Com a presença do Exmo 2º Comandante da KFOR, Brigadeiro-General Bojan Pograjc, decorreu no passado dia 24 de Outubro de 2012, no Campo de “Slim Lines”, Kosovo, a cerimónia comemorativa do Dia do Exército Português e o Dia da Hungria.
Aproveitando a coincidência de datas, marcantes para os dois países que formam a Tactical Reserve Manoeuvre Battalion da KFOR (KTM/KFOR), diversos representantes de ambas as nações não deixaram de se associar às comemorações, dos quais se destacam o Embaixador da Hungria no Kosovo, Embaixador Lóránt Balla, e o Sr. Dr. Juiz Desembargador José Manuel Duro Mateus Cardoso, para além da presença alargada dos militares do Comando e Quartel-general da KFOR, dos Comandantes das Unidades e também de portugueses que vivem e trabalham no Kosovo.
A cerimónia militar iniciou-se com a formatura na Parada D. Afonso Henriques do AGR I/KTM/KFOR e do 7 º Contingente da Hungria, comandado pelo 2º Comandante da KTM/KFOR, Major Barnabás Bartók.
O Coronel Jorge Barros Gomes, na qualidade de Senior National Representative, em representação do Exército Português, proferiu algumas palavras alusivas ao evento, explicando à comunidade internacional a razão para a comemoração do Dia do Exército nesta data. Por outro lado, o Comandante do 7º Contingente húngaro, Tenente-Coronel Istvàn kàsa proferiu também um discurso sobre o Dia Nacional da Hungria e a razão do mesmo. No final, as forças em parada desfiram perante o 2º Comandante da KFOR.

O Comando da KFOR enalteceu o espírito da celebração, como exemplo do bom relacionamento entre nações e a dignidade da cerimónia militar, bem representativa do sentimento dos militares dos dois países face ao simbolismo da data. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.