9 de novembro de 2012

Missão simbólica na Esquadra 502

Ao serviço da Força Aérea Portuguesa desde 2009 e atribuída à Esquadra 502 “Elefantes”, a aeronave C-295M efetuou no dia 8 de novembro, nos Açores, a 502ª evacuação médica, desde que entrou em alerta 24H00 no continente, Açores e Madeira.
Esta missão, que reveste de simbolismo para a Esquadra, consistiu no transporte médico de um doente com uma patologia clínica grave, de São Jorge para São Miguel, para que o mesmo recebesse assistência hospitalar. A primeira evacuação realizada pelo C-295 também ocorreu nos Açores, em março de 2010, tendo os Destacamentos Aéreos dos Açores e da Madeira um papel fundamental na emergência médica das populações destes arquipélagos.
Para além desta missão, as características e capacidades do C-295M permitem uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, lançamento de cargas, busca e salvamento e vigilância marítima.
No âmbito da vigilância marítima, esta aeronave está equipada com sensores e equipamentos vocacionados e orientados para operar em diversas missões, tais como, monitorização e controlo das atividades de pesca, monitorização e controlo de atividades ilícitas, monitorização e controlo da poluição marítima e monitorização e controlo do tráfego marítimo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.