27 de novembro de 2012

Primeiro-ministro timorense agradece dedicação da GNR em Timor-Leste

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje que a polícia timorense está apta a conduzir a prevenção da criminalidade e agradeceu a dedicação das forças de segurança portuguesas, que deixou uma "marca indelével" na população.
"A PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) provou estar apta a conduzir com zelo e determinação todas as missões de prevenção da criminalidade", afirmou Xanana Gusmão, sublinhando que a população no país vive em segurança.
O chefe do governo timorense falava na sessão de abertura da VII reunião do Conselho de Chefes da Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Díli entre hoje e quinta-feira.
No discurso, Xanana Gusmão salientou que Timor-Leste é hoje um país "muito diferente" daquele que pediu há seis anos ajuda externa para garantir a estabilidade.
Referindo-se à Guarda Nacional Republicana, que regressou a Portugal a semana passada, Xanana Gusmão afirmou que "deixou uma marca indelével junto de todos os timorenses, constituindo-se como uma referência e um exemplo a seguir" pelos polícias timorenses.
"Já o disse várias vezes, repito agora, a atuação da Guarda foi determinante para o restabelecimento da ordem pública gravemente afetada pela crise que enfrentamos em 2006", salientou, felicitando o comandante-geral da GNR, o tenente-general Luís Newton Parreira.
O comandante-geral da GNR representa as forças de segurança portuguesas no encontro.
No discurso, Xanana Gusmão destacou também o "elevado brio, dedicação e competência" dos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no "esforço de pacificação do país".
Durante o encontro, as polícias da CPLP vão debater a troca de informações entre as polícias, o papel da polícia na consolidação da estabilidade e da paz e a cooperação entre instituições no combate ao crime organizado.
Timor-Leste assumiu também hoje a presidência do Conselho de Chefes da Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.(DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.