24 de janeiro de 2013

Exército disponibiliza geradores para fornecer energia eléctrica a Leiria e Pombal

O Exército disponibilizou 15 geradores para abastecer de energia eléctrica algumas localidades dos concelhos de Leiria e de Pombal, duas das zonas do país afectadas pelo mau tempo que se registou no último fim-de-semana, avançou a autarquia de Leiria em comunicado.

Num comunicado enviado nesta quarta-feira, a Câmara de Leiria afirma que o município foi afectado por cortes no abastecimento de energia eléctrica e de água nos últimos dias, provocados pela queda de postes de eletricidade e de árvores, depois do vento forte que se registou no fim-de-semana. Devido à falta de electricidade e de água, os agrupamentos de escolas Rainha Santa Isabel, de Colmeias e de Marrazes encerraram na terça-feira 17 estabelecimentos de ensino, tendo ainda ficado encerrado o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, na freguesia de Monte Redondo. Segundo a autarquia, perto de 2300 alunos foram afectados.

A Câmara de Leiria indica que as escolas do concelho “já estão a funcionar hoje [quarta-feira], com normalidade”, mas informou que “as freguesias de Monte Redondo e Coimbrão, bem como dois terços da povoação de Conqueiros, na freguesia de Souto da Carpalhosa”, continuavam nesta quarta-feira sem energia eléctrica. Citando António Vaz, gestor de área da EDP, a autarquia avança que a situação nestas freguesias deverá ficar resolvida até ao final do dia. O mesmo responsável admitiu que ainda há “casos pontuais de falta de luz” em habitações e empresas que estão a ser resolvidas.

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Pombal, Narciso Ferreira Mota, criticou a “profunda impreparação” da EDP para “acudir a situações de emergência social” como a que se registou no fim-de-semana devido ao mau tempo. O autarca social-democrata considera que a EDP “perdeu a capacidade de resposta às necessidades de abastecimento em tempo de crise” e levanta a dúvida sobre “como corresponderá para providenciar o abastecimento energético em caso de crise mais grave”.

O comandante operacional distrital de operações de socorro de Leiria, Sérgio Gomes, disse nesta quarta-feira à Lusa que “Pombal é o concelho no distrito [de Leiria], ao nível do abastecimento de energia eléctrica, que causa maior preocupação” e que “os concelhos do Norte do distrito são os mais afectados pelos cortes no abastecimento de água”.

Sérgio Gomes indicou que é ainda “muito difícil avançar com uma previsão para o restabelecimento da energia eléctrica e de água no distrito, uma vez que ainda estão e ainda vão ser, com certeza, reportados casos relacionados com o mau tempo”. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.