8 de fevereiro de 2013

KTM conduz exercício de militares Ucranianos

A KTM conduziu no campo de Slim Lines, em Pristina, o exercício da Full Operational Capability (FOC) do Freedom of Movement Detachment Ucraniano (FOMD #1), recém-chegado ao Teatro de Operações do KOSOVO, que se realizou no passado dia 28 de janeiro.

Com a participação do FOMD #2 (CHE) em Controlo Tático (TACON) da KTM, foi efetuado o planeamento e a condução de um exercício de remoção de umroadbloack complexo em ambiente não permissivo. A coberto da proteção e segurança garantidas pelas forças da KTM, a remoção do roadblock iniciou-se com o emprego por parte do FOMD #1 Ucraniano do binómio cão e homem, para a verificação da existência de engenhos explosivos no obstáculo. Em virtude da grande capacidade de ação deste binómio, o engenho explosivo foi descoberto rapidamente, procedendo-se de imediato à sua detonação. Seguiu-se a abertura de uma brecha no obstáculo, através do emprego de um carro de combate de engenharia (IMR - Inzhenernaya mashina razgrazhdeniya) baseado no chassis de um T-55. Dessa forma, as forças da KTM passaram através da brecha aberta no obstáculo e, com o apoio das suas viaturas blindadas, garantiram a segurança necessária para conter a multidão furiosa e extremamente violenta, de forma a permitir que o FOMD#1 removesse o obstáculo por completo.

A condução do exercício foi acompanhada de perto pelos elementos do QG da KFOR, nomeadamente pelo Joint Logistic support Group (JLSG), responsável pelo controlo operacional dos FOMD e pelo Joint Engineer, responsável técnico pelo emprego dos meios de Engenharia e EOD.

Após o final do exercício, realizou-se o After Action Review, onde foram apresentados os pontos positivos e os aspectos a corrigir no futuro para uma melhor eficiência no emprego destes meios e normalização das técnicas, tácticas e procedimentos em uso no TO. Como conclusão desta acção, ficou bem patente a importância para o treino e prontidão operacional destes militares recém-chegados à KFOR, e a papel relevante da KTM e do FOMD#2 na sua formação.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.