20 de março de 2013

PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NA SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CASCAIS

Decorreu, de 25 de Fevereiro a 03 de Março de 2013, a Semana da Protecção Civil do Município de Cascais.

O Exército, a convite da Autoridade Nacional de Protecção Civil, participou nas actividades levadas a efeito no Centro Comercial “Cascais Shopping”, com uma equipa de divulgação da Direcção de Obtenção de Recursos Humanos do Comando de Pessoal, proveniente do Centro de Recrutamento de Lisboa, e com militares do Comando das Forças Terrestres, nomeadamente um stand guarnecido por militares do Centro de Tropas Comando e o Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico (ElDefBQR).

Das atividades realizadas destaca-se a demonstração de capacidades na área do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos, e a recolha de amostras e descontaminação BQR.

No dia 02 de Março o parque de estacionamento do “Cascais Shopping” foi o palco de um cenário simulado de detonação de um engenho com a libertação de “pó branco suspeito”. O “incidente” levou à activação do ElDefBQR, que, após o reconhecimento inicial por parte da Secção de Reconhecimento e do Destacamento de Intervenção Imediata EOD, empregou o robot TEODOR para posterior inactivação à distância de um segundo engenho descoberto no local.

Após a inactivação, a Secção SIBCRA (Sampling and Identification of Biological, Chemical and Radiological Agents) e a Equipa Avançada do Laboratório de Defesa Biológico procederam à recolha de amostras para subsequente identificação laboratorial da ameaça. A acção terminou com a descontaminação do terreno bem como de todos os militares envolvidos.

A demonstração de capacidades levada a cabo pelo ElDefBQR foi alvo de rasgados elogios por parte da população civil que a ela assistiu e manifestou, uma vez mais, a excelência e elevado profissionalismo de todos quanto nela participaram. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.