19 de março de 2013

Portugal comanda Força Naval da União Europeia

A fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa larga, no próximo dia 21 de Março, da Base Naval de Lisboa (BNL) rumo ao Oceano Índico, por um período de 5 meses, para participar, como navio-almirante, na Operação Atalanta da União Europeia.

Na próxima 5ª feira, o navio receberá a bordo o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

Iniciada em 2008, a Operação Atalanta tem como principais objectivos assegurar a protecção dos navios que transportam ajuda humanitária para a Somália, no âmbito do Programa Alimentar Mundial da ONU e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique, contribuindo para a segurança marítima na região.

Com o empenhamento da fragata Álvares Cabral como navio-almirante, Portugal assume, pela segunda vez, o comando da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) naquela área do globo.

O Comodoro Jorge Novo Palma, oficial português que comanda a Força Naval, irá permanecer embarcado a bordo da Álvares Cabral com um Estado-Maior multinacional constituído por 24 militares de Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Letónia, Holanda e Suécia.

A Álvares Cabral, comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra Nuno Sobral Domingues, dispõe de um helicóptero Lynx e a sua guarnição é constituída por 188 militares. No total, incluindo o Comandante da Força Naval, o Estado-Maior e a guarnição do navio, a fragata irá cumprir a missão com 211 militares a bordo, dos quais 22 são militares femininos.(M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.