19 de abril de 2013

C-295M demonstra capacidades à agência FRONTEX

A Base Aérea Nº6 (BA6), no Montijo, recebeu, no dia 17 de Abril, a visita de Georgios Vourekas - Head of Sea Border Sector - da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

Esta entidade esteve na BA6, unidade militar onde está sediada a Esquadra 502, para conhecer as capacidades da aeronave C-295M na sua configuração ISR (Intelligence Surveillance and Reconnaissance), bem como alguns procedimentos na execução de missões de vigilância em ambiente marítimo e terrestre.

No âmbito da cooperação com a agência FRONTEX, no ano de 2012, o sistema de armas C-295M participou em várias missões de vigilância das fronteiras externas da União Europeia, nomeadamente, nas operações: Hermes, Índalo, Poseidon e Aeneas. Nestas operações, as tripulações da Esquadra 502, efectuaram um total de 409 horas de voo, numa área próxima dos 4.200.000 km2, tendo percorrido 111.045 km, que resultaram na identificação e monitorização de 11.736 embarcações.

As mais de cem missões de vigilância marítima, efectuadas por este sistema de armas, permitiram a detecção e intercepção de centenas de imigrantes ilegais, a realização de diversas acções de busca e salvamento, combate ao narcotráfico e recolha de dados de informação, fundamentais no controlo dos fluxos migratório e de operações ilícitas que tiveram lugar no mar Mediterrâneo.(F.A.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.