16 de maio de 2013

Cabo Verde aprova o acordo de cooperação de Defesa com Portugal

O Governo cabo-verdiano aprovou, esta quinta-feira, 16 de Maio, a resolução que prevê a ratificação, no Parlamento, do acordo de cooperação entre Cabo Verde e Portugal no domínio da Defesa, assinado no Mindelo, durante a Cimeira realizada em Dezembro de 2012.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros de Cabo Verde e ministro da Presidência do Conselho, Jorge Tolentino, esse acordo, que vai substituir o ainda em vigor, datado de 1988, visa o relançamento da cooperação para outros patamares, entre os dois Estados, ao nível da Defesa.

Jorge Tolentino indicou que, além das áreas tradicionais de cooperação, o novo acordo abrange a segurança cooperativa, particularmente no domínio da segurança marítima, bem como a preparação dos militares cabo-verdianos para a participação em operações de manutenção da paz.

«O que pretendemos com este acordo é desencadear, numa primeira fase, a formação dos nosso militares junto das Forças Armadas portuguesas e, num segundo momento, a participação de pequenos contingentes cabo-verdianos integrados em missões de manutenção da paz de Portugal. Num terceiro momento podermos participar de forma autónoma nesse tipo de missões», explicou o governante.

Cabo Verde já está a calendarizar acções, que deverão ser iniciadas ainda no decurso de 2013.

O diploma vai ser agora remetido ao Parlamento para ratificação e, na sequência, dar-se-á início às acções de preparação do contingente cabo-verdiano por parte de Portugal.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.