28 de maio de 2013

COLABORAÇÃO ENTRE O INSTITUTO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO E O CENTRO GEOGRÁFICO DEL EJÉRCITO DE TIERRA ESPANHOL

Os trabalhos de manutenção da fronteira luso-espanhola, executados conjuntamente por uma equipa do Instituto Geográfico do Exército português e outra do Centro Geográfico del Ejército de Tierra espanhol, tiveram início no passado dia 13 de maio de 2013.

Os trabalhos planeados para este ano serão realizados em duas fases, de 13 de maio a 21 de junho e, previsivelmente, de 9 a 20 de setembro, sendo verificado o troço compreendido entre o marco W1 (foz do rio Minho) e o marco 121 (no concelho de Montalegre), perfazendo a verificação de aproximadamente 741 marcos delimitadores da fronteira.

O referido troço da fronteira revela-se de grande dureza, em virtude da orografia montanhosa da região (Serra da Peneda, Serra Amarela e Serra do Gerês) e da falta de acessos junto à linha de fronteira, tendo esta que ser percorrida a pé em grande parte da sua extensão.

Nos dias 17 e 18 de maio, as condições atmosféricas foram bastante adversas, o que não era previsível face à altura do ano em que se realizaram mas, apesar das adversidades, foi cabalmente cumprido o plano de trabalhos já delineado. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.