29 de maio de 2013

EXERCÍCIO IBERIAN – VERIFEX 2013

O exercício “VERIFEX IBERIAN 2013”, realizado pela Unidad de Verificación Española (UVE), em coordenação com a Unidade Nacional de Verificações (UNAVE), decorreu no período de 21 a 23 de maio, em Alcalá deHenares, nos arredores de Madrid.

A missão integrou nove militares espanhóis e nove militares portugueses e envolveu a realização de uma inspecção, no âmbito do Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa (Tratado CFE), à Ala 12, na Base Aérea de Torrejon, no dia 21 maio, e uma avaliação, no âmbito do Documento de Viena 2011 (DV11), à Brigada de Infantería Ligera Paracaidista VI, no dia 22 de Maio.

Estas actividades permitiram completar o treino dos inspectores recém-formados das duas Unidades de Verificações na execução de missões de Controlo Internacional de Armamento, uniformizando procedimentos por forma a integrarem Equipas de Inspecção multinacionais, no âmbito dos países NATO.

A UNAVE tem por missão assegurar a participação militar portuguesa nas actividades relacionadas com o Controlo Internacional de Armamento e das Medidas para o Reforço da Confiança e da Segurança (CSBM) na Europa, com a finalidade de cumprir os compromissos assumidos pelo Estado Português.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.