13 de junho de 2013

350º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO AMEIXIAL

No passado dia 08 de Junho de 2013 celebraram-se as comemorações do 350º Aniversário da Batalha do Ameixial, inserida no contexto das Batalhas da Restauração da Independência de 1640/1668. As cerimónias foram presididas pelo Exmo Major-General Director de História e Cultura Militar, MGen João Santos de Carvalho, em representação de S.Exª o General CEME.

Do programa das comemorações constou a romagem ao Padrão de Santa Vitória do Ameixial, onde se realizou a cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate, caídos no campo da vitória, com deposição de coroas de flores e oração por parte do Capelão-Adjunto do Serviço de Assistência Religiosa, Coronel Jorge Matos.

Posteriormente realizou-se a parada militar na praça do município de Estremoz, tendo esta decorrido com o simbolismo e o brilho próprios e dignos do evento. As forças militares foram constituídas pela Banda do Exército, um Esquadrão apeado e parte de um Pelotão de Reconhecimento equipado com viaturas blindadas de rodas PANHARD M11, do Regimento de Cavalaria 3. À cerimónia assistiram todas as autoridades municipais locais, elementos da Sociedade Histórica para Independência de Portugal, Comissão Portuguesa de Historia Militar e a população Estremocense.

Após o desfile das forças em parada, na Igreja dos Congregados, o Coronel Américo Henriques proferiu uma brilhante palestra sobre a Batalha do Ameixial e o contexto histórico em que se desenrolou a Guerra da Restauração.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.