18 de junho de 2013

DIA DE PORTUGAL NO KOSOVO

O 2BIPara/FND/KFOR comemorou no passado dia 10 de Junho, no Kosovo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Do programa das comemorações constaram diversos eventos, como a cerimónia militar onde toda a estrutura da KFOR esteve representada e o jantar oficial comemorativo da efeméride, oferecido pelo Comandante do 2BIPara/FND/KFOR aos Comandantes das Unidades que constituem a KFOR.

Paralelamente a estas actividades, decorreram vários eventos culturais procurando partilhar a cultura portuguesa. Tendo como pano de fundo o Fado, e o facto de ter sido elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011, fez com que estivesse patente, durante todo o período das festividade, uma exposição sobre este tema, gentilmente cedida pelo Instituto Camões. Esteve também presente no Campo de Slim Lines, um grupo de Fado de Coimbra, pertence à Secção de Fado da Associação Académica daquela cidade e que, durante o período da sua estada, regalou o 2BIPara, bem como os vários convidados que foram passando por Slim Lines, com bonitos espectáculos de Fado de Coimbra.

Finalmente, e também no âmbito destas comemorações, procurando desta forma alicerçar os relacionamentos entre as diversas forças presentes no Teatro de Operações, realizou-se um evento desportivo no formato de prova de patrulhas. Esta prova contou com a presença de patrulhas de forças de outros países integrantes da KFOR tais como o MNBG-E (USA), MNBG-W (ITA/AUT), JLSG (NATO), MSU (ITA), RecceCoy (AUT), além das normais patrulhas do KTM (ACoy, BCoy e CCoy).

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, o Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal e também um feriado nacional de Portugal. Luís de Camões está associado a esta data pois representa o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.