24 de junho de 2013

GENERAL CEMGFA VISITA A FRAGATA “ÁLVARES CABRAL” EM MOÇAMBIQUE

O CEMGFA, General Luís Araújo, acompanhou o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, na visita à fragata "Álvares Cabral", em 18 e 19 de Junho, atracada no porto de Pemba, a norte de Moçambique.

Nas palavras que ambos dirigiram ao Comando e Estado-Maior da EU NAVFOR e à guarnição do navio, o Ministro da Defesa e o CEMGFA felicitaram os militares portugueses pelos excelentes resultados até agora obtidos durante a participação na missão, a qual decorre desde 6 de Abril de 2013.

Durante a visita do navio português a Pemba, na presença do MDN, foi conduzido um exercício com os fuzileiros da Marinha de Guerra de Moçambique para demonstração de procedimentos nas acções de combate à pirataria. Este exercício envolveu a fragata "Álvares Cabral", o helicóptero orgânico Lynx, uma das semirrígidas do navio e duas semirrígidas da marinha de Moçambique, num total superior a 200 militares. Durante a presença do navio no porto foi ainda realizada a bordo uma conferência, sobre Segurança Marítima, com a participação de representantes da União Europeia (EU) e diversas entidades civis e militares de ambos os países.

"A presença da fragata "Álvares Cabral" em Pemba, foi uma excelente oportunidade para estreitar relações entre a União Europeia, Portugal e Moçambique no âmbito da Operação Atalanta e contribuiu para a criação de uma visão partilhada sobre a necessidade de garantir a segurança marítima no Oceano Índico. Acresce ainda que sendo a primeira vez que um navio da EU NAVFOR visita Moçambique, a permanência em Pemba deve ser considerada um marco histórico no relacionamento bilateral com Moçambique, neste âmbito." referiu o Comandante do navio, o Capitão-de-mar-e-gurra Sobral Domingues.

A "Álvares Cabral", da Marinha de Guerra Portuguesa é actualmente o navio-almirante da Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR) na Operação Atalanta, em missão de combate à pirataria desde Dezembro de 2008.

A Força Naval da UE, que Portugal comanda, é neste momento constituída por seis navios - de Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia e Alemanha -, por dois destacamentos com aeronaves de patrulha marítima - de Espanha e do Luxemburgo - e por um destacamento autónomo de protecção de navios, finlandês, embarcado num navio do Programa Alimentar Mundial.

"Álvares Cabral" dispõe de uma guarnição de 188 militares, dos quais 21 são militares femininos e enquanto navio-almirante, com o Comandante da EU NAVFOR e o seu Estado-Maior embarcado, totaliza 213 militares a bordo.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.