1 de junho de 2013

Laboratório militar disponível para produzir remédios para crianças

O laboratório militar manifestou disponibilidade para produzir remédios para crianças, depois de ter sido contactado pela autoridade nacional do medicamento, informou hoje fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional.

Hoje, reagindo à notícia do semanário Expresso que refere a falta de medicamentos pediátricos mais baratos nas farmácias, porque dão pouco lucro a laboratórios, grossistas e farmácias, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, admitiu que o laboratório militar podia "produzir algumas substâncias", embora "em termos residuais".

Fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional afirmou à agência Lusa que, mesmo antes da publicação da notícia, houve um contacto prévio da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para o laboratório militar, que indicou ter capacidade e disponibilidade para produzir medicamentos de uso pediátrico.

A fonte não adiantou quais e a quantidade de medicamentos em causa, nem quando o laboratório militar começará, eventualmente, a fabricá-los, remetendo mais esclarecimentos para o Ministério da Saúde, ao qual, disse, compete tomar uma decisão sobre a matéria.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, assegurou hoje, ainda assim, que o Infarmed faz constantemente a monitorização das faltas de medicamentos em todo o país e que, até agora, "os mais importantes não têm estado nunca em falta". ER (JS) //GC. (Noticias Ao Minuto/Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.