18 de junho de 2013

NAVIO-ESCOLA SAGRES NA HOLANDA

Após visitar o porto de Rouen, em França – onde foi alvo de uma recepção entusiástica, em particular pela numerosa comunidade portuguesa na região, e onde recebeu cerca de 70 000 visitantes – a Sagres vai visitar o porto de Den Helder, na Holanda, entre 20 e 23 de Junho.

Nesta visita, realizada no âmbito da 60.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval, há a realçar os seguintes eventos:

• Comemorações dos 525 anos da Marinha Real Holandesa, entre 18 e 20 de Junho de 2013. Este evento visa celebrar a organização do poder naval holandês em 1488 e, ao mesmo tempo, os 200 anos da fundação da Marinha Real Holandesa, após a era francesa (1813). O ponto alto destas comemorações será uma revista naval aos navios fundeados junto a Den Helder, presidida por Sua Majestade o Rei Willem Alexander e na qual participará, entre diversas altas entidades civis e militares, o Vice-almirante Comandante Naval, em representação do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada.

• Participação no festival náutico “Sail Den Helder 2013" que vem dar seguimento ao festival com o mesmo nome ocorrido em 2008. Este evento terminará com um desfile naval que contará com a participação de cerca de 50 navios.

• Navio aberto a visitas. Durante a estadia em Den Helder, a Sagres abrirá a visitas nos dias 21 e 22 de Junho entre as 10h00 e as 24h00.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 38 cadetes do 2.º ano da Escola Naval e 15 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes 14 países: Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Canadá, China, Espanha, França, Holanda, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido e Turquia. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.