4 de julho de 2013

EUSEC RD CONGO - FIM DA PARTICIPAÇÃO NACIONAL

A União Europeia (UE) conduz uma Missão de Aconselhamento e Assistência em matéria de Reforma do Sector da Segurança (RSS) na RDC, designada «EUSEC RD Congo», a fim de apoiar as autoridades congolesas na criação de uma estrutura de defesa capaz de garantir a segurança dos congoleses, no respeito das normas democráticas, dos direitos humanos e do Estado de Direito, bem como dos princípios de transparência e de boa gestão dos assuntos públicos. O actual mandato expirará em 30 de Setembro de 2013.

Portugal participou na EUSEC RD CONGO, desde o seu início, com dois oficiais do Exército Português que prestaram assessoria às Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC).

De Outubro de 2010 a Setembro de 2012, Portugal assumiu ainda a Chefia da Missão por um mandato de dois anos, tendo sido nomeado Chefe da mesma, o Major General Cameira Martins.

Após 8 anos de presença contínua na Missão, tendo sido um dos primeiros países europeus a estabelecê-la no terreno, conjuntamente com a Bélgica, a França e o Reino Unido, Portugal terminou a sua participação em 01 de Maio de 2013.

A saída de Portugal da Missão ficou assinalada pela cerimónia de imposição da medalha da Politica Europeia de Segurança e Defesa EUSEC RD CONGO ao Coronel Carlos Martins e ao Tenente-Coronel José Reis, ambos do Exército Português, tendo contado com a presença do Embaixador de Portugal na República Democrática do Congo, João Perestrello.

No decurso desta cerimónia o Embaixador teceu alargados elogios ao trabalho realizado pela EUSEC em prol da Reforma do Sector da Segurança, e nomeadamente pelo trabalho realizado pelos militares portugueses que nela participaram.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.