24 de julho de 2013

Última viagem do Submarino Barracuda

No próximo dia 25 de Julho o submarino ex-NRP Barracuda irá efectuar a sua última viagem da Base Naval de Lisboa para a doca seca nº 1 de Cacilhas, com o objectivo de ser musealizado e ficar aberto a visitas, tal como a Fragata D. Fernando II e Glória.

Depois de mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil horas navegadas, o ex-NRP Barracuda, que fez a última navegação em 2010, vai integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto ao público juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

Esta iniciativa tem como base um protocolo assinado em 19 de Dezembro de 2011 entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada.
Desde então, e de modo a tornar possível a entrada em doca e musealização do Barracuda, foram efectuadas diversas acções de desassoreamento do canal de acesso e da antecâmara da doca, a substituição da comporta e a preparação do submarino para a sua carenagem e musealização.

Depois de instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, o submarino estará equipado como se fosse participar em missões, tendo no entanto sido reestruturado de modo a garantir a abertura a visitas em segurança.(Rostos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.