30 de agosto de 2013

FAP no apoio ao combate a incêndios florestais

Vários meios e unidades militares da Força Aérea encontram-se empenhadas, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no apoio às operações de combate a incêndios florestais na zona norte e centro do país.

Este dispositivo desempenhou e encontra-se a efectuar várias missões de apoio à ANPC, desde 21 de Agosto, com recurso a aeronaves (ALOUETTE III e C-295M) com características, capacidades e sistemas que possibilitam a observação aérea e visualização estratégica da zona de operações para acções de reconhecimento e de monitorização de zonas de operação, recolha de informação, avaliação de situações e coordenação de meios no terreno, bem como com o empenhamento de uma máquina de rasto, para abertura de aceiros em zonas de difícil acesso.

Também as bases aéreas localizadas em Beja, Sintra, Montijo e Monte Real e o Aeródromo de Manobra Nº1 - Ovar - encontram-se a prestar apoio no reabastecimento e parqueamento de aeronaves nacionais e estrangeiras, como os Canadair franceses, que vieram reforçar o dispositivo da ANPC, bem como na cedência de instalações para descanso das respectivas tripulações.
Para além da acção destas aeronaves e do apoio prestado por estas unidades militares, um helicóptero EH-101MERLIN efectuou, no dia 29 de Agosto, a evacuação médica urgente de um bombeiro ferido, transportado de Vila Nova de Foz Côa para o Regimento de Artilharia Nº5, no Porto, de onde foi encaminhado para o Hospital da Prelada. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.