3 de agosto de 2013

VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO EXERCÍCIO "DRAGÃO/PRISTINA"

No período de 22 a 31 de Julho decorreram nos concelhos de Murça, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, os exercícios “DRAGÃO 13” e “PRISTINA 132”, da Brigada de Intervenção (BrigInt).

O exercício “DRAGÃO 13” teve como finalidade treinar e testar a capacidade de planeamento, comando e controlo da BrigInt enquanto Grande Unidade da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército, destinando-se o exercício “PRISTINA 132” ao aprontamento final do 2º Batalhão de Infantaria (2BI/KFOR), unidade que se irá constituir como Força Nacional Destacada a ser projectada para o Teatro de Operações (TO) do Kosovo, a partir de Setembro do presente ano.

No último dia dos referidos exercícios, a Brigada de Intervenção recebeu, na Vila de Murça, a visita de S.Exª o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.

À sua chegada a Murça, e acompanhado por S.Exª o Ministro da Defesa Nacional e por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, S.Exª o Presidente da República foi recebido no Parque Desportivo de Murça por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro.

Após a recepção, S.Exª o Presidente da República recebeu um briefing inicial sobre os objectivos, cenário e meios envolvidos em ambos os exercícios, briefing realizado pelo Exmo Major-General Comandante da BrigInt, MGen Aguiar Santos.

Após o briefing, S.Exª o Presidente da República teve oportunidade de assistir a uma demonstração táctica executada por forças do 2º BI/KFOR, onde poder ver em acção as viaturas PANDUR 8X8, que equipam a BrigInt, e a Companhia de Controlo de Tumultos, numa operação de remoção de um bloqueio de estrada e de controlo de tumultos, de forma a garantir a liberdade de movimentos.

O ponto alto da visita ocorreu com a entrega do Estandarte Nacional ao 2BI/KFOR, que ficará à sua guarda durante o cumprimento da missão no TO do Kosovo, numa cerimónia militar presidida por S.Exª o Presidente da República e que decorreu no Parque Urbano de Murça, como forma de reconhecimento pela forma como os militares foram recebidos e acarinhados pela população daquela Vila transmontana. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.