23 de setembro de 2013

ENTREGA DE COMANDO DA EUROMARFOR


No dia 18 de Setembro de 2013 realizou-se a bordo do navio de assalto anfíbio espanhol “Juan Carlos I” a cerimónia de entrega de comando da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR)

O almirante espanhol Santiago Bolíver Piñero, Almirante de la Flota, assumiu o comando recebendo-o do vice-almirante francês Philippe Coindreau. O ato militar foi presidido pelo Almirante Chefe da Armada Espanhola, almirante Jaime Muñoz-Delgado y Díaz del Río, e contou com a presença de outras altas individualidades civis e militares da Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia e Turquia.

Portugal esteve representado pelo Vice-almirante Comandante Naval, vice-almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, que já foi comandante desta força e que se deslocou à Base Naval de Rota a bordo da fragata Corte-Real. Também esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, Dr. Jorge Monteiro.

A EUROMARFOR (EMF) é uma Força Marítima Europeia que realiza operações navais, aéreas e anfíbias e a composição da força depende da missão atribuída. A EUROMARFOR foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha na sequência da Declaração de Petersberg (1992). A força criada, quando activada, tem a capacidade para ser empregue de forma independente ou em conjunto com outras forças, em operações autónomas ou patrocinadas por entidades supranacionais (União Europeia - UE, Organização das Nações Unidas - ONU, entre outras) em missões humanitárias ou de evacuação, de resgate, de manutenção de paz e de combate e, actualmente, também em missões de segurança marítima.

Destinada prioritariamente à União Europeia (a força está incluída no Catálogo de Forças Europeias), a EUROMARFOR é uma força naval multinacional, não permanente, podendo contudo, num curto espaço de tempo, constituir uma força pronta para actuar. Desde a sua criação a EMF já participou num grande número de exercício e operações internacionais, destacando-se a operação das Nações Unidas de manutenção da paz no Líbano (UNIFIL) e a Operação Atalanta de combate à pirataria no Oceano Índico. No dia 6 de Agosto, terminou o comando português da Operação Atalanta e assim um ciclo de 20 meses da atribuição da EMF à operação Atalanta. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.