28 de outubro de 2013

AÇORDIVEX13 : MARINHA PORTUGUESA CONDUZ SIMULACRO DE BUSCA E SALVAMENTO

Ocorreu na manhã de 25 de Outubro de 2013, junto ao Ilhéu de Vila Franca do Campo, o simulacro “AÇORDIVEX13”, envolvendo meios da Marinha, da Autoridade Marítima, da Força Aérea e da Unidade de Medicina Hiperbárica e Subaquática do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (HDES-UMHS).

No decorrer do simulacro, coordenado pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, procedeu-se à evacuação por helicóptero da Força Aérea (EH-101 MERLIN) de um mergulhador com doença de descompressão para o HDES-UMHS e foram treinados os procedimentos de buscas subaquáticas de um segundo mergulhador que se encontrava desaparecido, por equipas constituídas por elementos dos Mergulhadores da Armada e do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima dos Açores. Junto ao local do acidente e em apoio às operações em curso, estiveram envolvidas a corveta da Marinha Jacinto Cândido, uma lancha da Polícia Marítima e uma lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos.

Na base do cenário esteve o facto do Arquipélago dos Açores ter sido considerado, recentemente, o destino turístico preferencial para 2014 pela Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos sobretudo no que se refere ao mergulho recreativo, estimando-se que só em 2013 cerca de 10.000 mergulhadores de recreio tenham exercido essa modalidade no mar dos Açores – número ao qual se deve adicionar a actividade de mergulho científico.

Face à relevância que esta actividade lúdica, desportiva e científica tem vindo a assumir, o exercício teve por objectivo aferir a eficácia das capacidades e procedimentos disponíveis para apoio a eventuais acidentes de mergulho.

Este evento decorreu das reuniões de trabalho, periódicas, entre o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), que visam promover a interoperabilidade entre estes dois centros, no sentido de melhorar a capacidade de auxílio a prestar aos navios e embarcações que naveguem na Região de Busca e Salvamento de St.ª Maria, uma vez que da interacção entre estes dois Centros resulta anualmente um importante número de salvamentos. (Local.Pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.