O CEMGFA, General Luís Araújo assistiu embarcado no NRP Vasco da Gama, ao Exercício SEABORDER 2013 - fase LIVEX, que decorreu ontem, 3 de Outubro, ao largo de Portimão, Algarve, no âmbito da presidência portuguesa da Iniciativa de Defesa 5+5.
Estiveram também presentes no exercício, o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, os Ministros da Defesa de Espanha e de Marrocos e as mais altas entidades militares de Portugal e de alguns países intervenientes, bem como observadores militares de todos os países da Iniciativa 5+5.
A fase LIVEX do SEABORDER contou com a participação de meios aéreos e navais de Portugal, Espanha e Tunísia, salientando-se, da parte portuguesa, o NRP VASCO DA GAMA, com o helicóptero orgânico LYNX MK 95, 1 equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, o NRP TRIDENTE, a lancha hidrográfica AURIGA, a lancha de fiscalização CENTAURO, 1 avião P3-C e 1 helicóptero EH 101.
O exercício SEABORDER teve a sua origem em 2008, resultando de dois exercícios então realizados no âmbito da Iniciativa de Defesa 5+5: um português, o ABLE PROTECTOR, Live Exercise (LIVEX) e um espanhol, o GALEÓN,Command Post Exercise (CPX). De modo a optimizar a participação dos dois países, foi decidido realizar apenas um exercício conjunto e combinado, englobando duas fases: o CPX e o LIVEX. Cada fase realiza-se de forma alternada nos países.
O SEABORDER visa desenvolver as capacidades de exercer e avaliar o planeamento conjunto e entre as autoridades marítimas da Iniciativa de Defesa 5+5; melhorar a coordenação entre todos os Centros Marítimos dos países da Iniciativa; promover a troca de informação decorrente da monitorização da actividade marítima nas áreas de interesse e estabelecer procedimentos comuns e conduzir actividades de treino e certificação e qualificação de tripulações e guarnições.
A iniciativa de Defesa 5+5 procura, através de medidas concretas de cooperação, ajudar a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países que a integram (Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia), com o objectivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns na área da Segurança e Defesa. (EMGFA)

Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.