13 de outubro de 2013

Força Aérea Portuguesa desenvolve capacidades do F-16

A Força Aérea Portuguesa participou, entre os dias 16 e 27 de Setembro, no exercício Early Operational Assessment (EOA), na Base Aérea de Florennes, Bélgica, com um destacamento composto por três aeronaves F-16 MLU e um contingente de 34 militares.

Este exercício multinacional, realizado no âmbito do programa de desenvolvimento e actualização das aeronaves F-16, teve como objectivo testar a próxima versão do sistema de armas F-16 num ambiente operacional semelhante a um actual teatro de operações.

Esta é a quarta participação da Força Aérea Portuguesa (FAP) nestes exercícios, traduzindo-se numa mais-valia, não só em termos de experiência e Know How, como também possibilita a Portugal assegurar de uma forma eficiente e imediata a resolução de anomalias e restrições caso sejam identificadas.

Do Programa de Voo Operacional (OFP), no qual se insere este exercício, destacam-se das novas capacidades as seguintes: implementação de Lead Computed Impact Point (LCIP); melhorias no Enhanced Glopal Positioning System - Inertial Navigation System (EGI); actualização do envelope de emprego de mísseis ar-ar;

O destacamento da FAP envolveu militares das operações, planeamento das missões, da Direcção de Engenharia e Programas, da Direcção e Manutenção de Sistemas de Armas e da manutenção.

Participaram no exercício cinco países europeus pertencentes à European Participating Air Forces (EPAF) - Portugal, Dinamarca, Bélgica, Noruega e Holanda - com um total de 14 aeronaves, 34 pilotos e 230 militares pertencentes aos cinco destacamentos. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.