4 de outubro de 2013

Formação e treino em curso NRBQ no Brasil

A formação e o treino dos militares do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) são factores determinantes para o sucesso das missões atribuídas, entre as quais, a Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química.

A preparação, a troca de conhecimentos e de experiências nesta área tornam a conduta dos militares mais eficaz e eficiente na resposta a emergências desta natureza, que podem vir a surgir em diversos teatros de operações.

Neste âmbito, um dos militares da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química do CTSFA participou no Curso de Assistência e Protecção em Resposta a Emergências Químicas (CAPEQ3), realizado recentemente no Brasil.

Com enfoque na gestão e operação, o curso teve por objectivo capacitar técnicos e gestores com elementos teóricos e práticos para identificar e prevenir os riscos e ameaças provocados por agentes químicos de guerra, incluindo a elaboração de planeamento e preparação de respostas a emergências químicas, bem como exercícios práticos de detecção e descontaminação, visando a integração das acções de prevenção de desastres e elaboração de planos de contingência.

Para tal, os elementos envolvidos exploraram casos reais e lições aprendidas no campo da Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química, com base na experiência que ambos os países participantes têm na organização de eventos de alta visibilidade, tais como a Cimeira da NATO 2010, em Portugal, ou as Jornadas Mundiais da Juventude com a visita de Sua Santidade o Papa Francisco, em 2013, no Brasil.

O CAPEQ3, sob a égide da Secretaria Técnica da Organização para Proibição de Armas Químicas e da República Federativa do Brasil, foi dirigido a Estados Partes da Convenção para a Proibição de Armas Químicas de expressão oficial portuguesa.

1 comentário:

  1. É bom sabermos que a FAP tem profissionais que zelam por todos nós neste tema, mais que sempre atual.
    Bem saber e bem agir.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.