O STEADFAST JAZZ, o maior exercício realizado pela Aliança na Europa desde 2006, iniciou-se em 2 de Novembro e tem o seu fim agendado para amanhã, dia 8 de Novembro.
O exercício cuja finalidade primária consistiu em testar a capacidade de resposta da NATO Response Force (NFR) face a uma ameaça a um dos Países da Aliança, realizou-se em GDYNIA, na Polónia e contou com a presença de cerca de 6.000 militares.
Para além dos meios aéreos, terrestres, marítimos e componentes de forças especiais utilizados, o STEADFAST JAZZ envolveu ainda o Quartel-general de BRUNSSUN (NATOs Joint Force Command Brunssun), e países participantes como a Finlândia, a Suécia e a Ucrânia.
O STEADFAST JAZZ faz parte de uma série de exercícios dinâmicos e exigentes que a NRF organizou para este ano com o intuito de atingir o ritmo mínimo exigido para que, após terminar a missão no Afeganistão no final de 2014, esteja pronta para manter a prontidão e a interoperabilidade.
Portugal participou com uma aeronave P3-C CUP+ e tripulação com 26 militares que efectuaram 5 missões de ASW (Anti-submarine warfare). (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.