O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, inicia hoje uma visita oficial de dois dias à Turquia para assinar um acordo de cooperação e promover as indústrias nacionais ligadas ao sector.
O ministro português da Defesa e o seu homólogo turco, Ismet Ylmaz, encontram-se hoje na capital turca, Ancara, seguindo-se a assinatura de um acordo para a investigação e desenvolvimento conjunto de produtos e tecnologias aplicáveis ao setor, disse à agência Lusa fonte do gabinete de Aguiar-Branco.
Este protocolo concretiza um primeiro acordo-quadro assinado entre os dois países durante a visita oficial do Presidente turco, Abdullah Gül, a Portugal, em maio passado.
A seguir ao encontro entre os dois ministros, o presidente da Empordef (Empresa Portuguesa de Defesa), Vicente Ferreira, e o director-geral do Armamento e Infra-Estruturas de Defesa (DGAIED), Gravilha Chambel, reúnem-se com o subsecretário turco para as indústrias do sector.
Os dois responsáveis farão uma apresentação do projeto Base Tecnológica e Industrial da Defesa (BTID), gerido pela DGAIED, e que agrega um conjunto de 150 empresas e outras entidades portuguesas públicas e privadas.
Moldes, têxteis, aeronáutica e tecnologias de informação são algumas das áreas em que operam as empresas que constituem a BTID, da qual fazem parte também centros tecnológicos de investigação e desenvolvimento.
José Pedro Aguiar-Branco dedicou o último mês a visitar algumas destas empresas, para dar visibilidade ao trabalho e aos projectos desenvolvidos por Portugal, defendendo uma maior aposta do sector privado nos "negócios das Forças Armadas" e na capacidade exportadora do país.
À tarde, será a vez da comitiva portuguesa conhecer exemplos de empresas turcas que operam no sector, com visitas à Aselsan, que produz material electrónico para as Forças Armadas do país, e à Havelsan, que desenvolve programas informáticos.
Na sexta-feira, a comitiva do ministro Aguiar-Branco desloca-se a Istambul para uma visita ao 3rd Corps Command, uma unidade histórica do exército turco, seguindo-se reuniões de trabalho.
O programa da visita oficial de Aguiar-Branco inclui, hoje, a deposição de uma coroa de flores no Mausoléu de Atatürk, Anitkabir, e cerimónias militares. (I)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.