A Estação Radar n.1, da Força Aérea Portuguesa, foi a vencedora do Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2012, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, destinada a incentivar as boas práticas ambientais nas Forças Armadas Portuguesas.
Situada no pico da Fóia, na Serra de Monchique, a 902 metros de altitude, a Estação Radar n. 1 tem como missões manter “os sistemas de vigilância e detecção, comunicações e electromecânicos em exploração pela Força Aérea em elevado estado de prontidão”, “zelar pela conservação das infraestruturas e restantes materiais distribuídos” e “tomar todas as medidas necessárias por forma a preservar o ambiente e o bem-estar da comunidade onde se insere”.
O seu projecto de candidatura, intitulado “Meio ambiente, preservando o presente, garantindo o futuro…”, consiste na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental enquadrado na Política Ambiental da Força Aérea, e que tem como objectivo atingir a certificação externa nos termos da norma portuguesa EN ISO 14001:2004.
Durante a Cerimónia de Entrega do Diploma, que decorreu no Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa, José Pedro Aguiar-Branco destacou o facto do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente já existir desde 1993.
O Ministro da Defesa Nacional referiu que este é um bom exemplo de cooperação entre dois ministérios e de que as Forças Armadas estão a contribuir para “um desenvolvimento sustentável”.
Este Prémio incluiu ainda a atribuição de uma Menção Honrosa à candidatura do Exército apresentada pelo Comando da Logística, com o projecto “Edifício Ceuta… edifício verde”.(Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.