O CEMGFA, General Luís Araújo, participou na 170th NATO Chiefs of Defence meeting, que se realizou em Bruxelas nos dias 22 e 23 de Janeiro.
Os principais objectivos desta reunião, foram definir as prioridades para futuras operações militares, as parcerias com outras entidades e a transformação da organização que se encontra em execução. Definiram também as bases de trabalho para a Cimeira de 2014, que se realiza em Setembro na Escócia.
Os Chefes Militares da NATO concordaram em revitalizar o fórum do Diálogo do Mediterrâneo e reforçar as relações com os parceiros do Conselho de Parceria Euro-atlântica a fim de melhorar a entendimento mútuo, a cooperação e a interoperabilidade.
Durante a reunião com a ISAF, a NATO e os parceiros reafirmaram o compromisso de apoiar plenamente o Comandante da ISAF durante os próximos 11 meses. Revendo os preparativos para a entrega o final de 2014.
No Conselho NATO-Rússia, os representantes militares aprovaram o plano de trabalho para 2014 e concordaram em continuar a explorar as áreas de cooperação mútua, como o combate à pirataria, combate ao terrorismo, busca e salvamento no mar, apoio logístico e médico.
Na sessão da KFOR, os Chefes militares da NATO e os seus parceiros compartilharam uma visão optimista da segurança no Kosovo e aprovaram uma série de démarches e indicadores que serviram de base para a consolidação do papel da KFOR.
Por fim os Chefes de Defesa da NATO, destacaram a importância da abordagem da defesa inteligente (Smart Defence) e concordaram na atenção em projectos-chave que são necessários para combater as insuficiências identificadas na NATO, no processo de planeamento, tais como conjuntos ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e a Defesa contra mísseis balísticos. (Notícia e Créditos Fotográficos: EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.